
INSATISFAÇÃO
Saiba quais são os sinais de insatisfação com a vida e como a terapia pode ajudar...
A vida é repleta de altos e baixos, então é natural se sentir bastante satisfeito(a) em determinadas épocas e se sentir descontente em outras.
Por outro lado, ter sentimentos negativos, com muita frequência ou com muita intensidade, em relação a si mesmo(a), à vida social ou amorosa, ao trabalho ou ao dia a dia pode ser um sinal de que este é um bom momento para se repensar a vida.
Afinal, permanecer nessa condição por muito tempo pode prejudicar a saúde mental.
SINAIS DE INSATISFAÇÃO
Os sinais de insatisfação com a vida podem ocorrer com muita frequência ou com muita intensidade.
Sensação de sobrecarga ou cansaço extremo.
Sentimento de desânimo, frustração ou apatia.
Irritabilidade com pessoas ou durante atividades.
Dificuldades em relação ao sono.
Autocuidado em baixa.
Se imaginar vivendo outras realidades.
Dificuldade de se concentrar ou tomar decisões.
Se sentir perdido(a) ou sem propósito.
COMO A TERAPIA PODE AJUDAR?
Ter as necessidades fisiológicas atendidas (água, comida, sono etc), ter abrigo e segurança, e ser tratado(a) com respeito pelos outros é o mínimo para se sentir bem.
No entanto, os ambientes frequentados; o trabalho; as relações amorosas, familiares e de amizade; e até a forma como o cotidiano está organizado impactam a qualidade de vida.
A terapia pode facilitar que a pessoa consiga enxergar com clareza como a insatisfação começou; aprender outras formas de lidar com os desafios da vida; e reorganizar o dia a dia dela para torná-lo mais compatível com a sua forma de ser, de modo que ela passe a viver com mais leveza e mais satisfação.